sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dicas para trabalhar como bartender freelance




Olá pessoal, aproveitando a minha experiência em trabalhos realizados como bartender, garçom e maitre em locais fixos (hotéis, restaurantes e boates) adquiri muita experiência como profissional freelance, principalmente na área de bar. Através de meu trabalho no bar do hotel Novotel em Campinas tive muito contato com clientes e empresas, sempre esforcei para atender com muita presteza e qualidade, fazendo os drinks com a perfeição e rapidez exigida, através desse desempenho sempre tive boas indicações para a realização de trabalhos fora do hotel em meus dias de folga ou férias.
Sempre que conseguia um banco de horas (folga) agendava com algum evento esporádico ou entrava em contato com algum restaurante, boate ou outro hotel que necessitava de mão de obra a mais que seu quadro atual, na época chamávamos de trabalho “extra” que era ótimo para um complemento de renda. Depois de muita luta realizei um trabalho na residência de um grande empresário que realizei como garçom e fui abordado por outros convidados (gringos) perguntando se eu tinha um cartão e se sabia fazer caipirinha....rs...rs..... Passei o meu telefone e na próxima semana já tive trabalho agendado como bartender em residência, acontecia evento de todos os tipos aniversários, confraternizações, happy hours e até chá de panela.

Senti a necessidade de ter uma marca, onde mandei fazer cartões de visitas com meu nome, celular e e-mail e passei a usar o nome Disk Birita, bem sugestivo na época, por fazer um serviço exclusivo o meu valor cobrado era um pouco mais alto que do mercado, no inicio eu ia com a cara, coragem e minha coqueteleira com o tempo outras necessidades foram aparecendo e fui marcando alguns itens que faziam falta nos dias de eventos tais como pegador de gelo, baldinho, açucareiro, facas, espremedor de limão, aquários para colocar as frutas e com o passar do tempo comecei a levar até uma mala que virava uma mesa de 03 metros que virava o balcão principal. Algumas pessoas pediam algumas receitas de drinks diferentes como a caipirinha de cerveja ou o verão refrescante sem álcool e acabei criando um blog para postar as receitas e curiosidades e hoje tenho um canal de receitas no You Tube que tem feito muito sucesso com mais de 125.000 visualizações. Depois de tanto blá, blá, blá segue algumas dicas para ser um bartender freelance, ser bem visto no mercado e ter muitos clientes.

Dicas:
  1.  Honrar com os compromissos, depois que agendar nunca deixar um cliente na mão.
  2.  Lembrar sempre que para o cliente que te contratou sempre vai ser um dia especial e passa a ser especial para você também.
  3. Ser acessível, isso quer dizer sempre responder aos e-mails, atender o celular, retornar as ligações e manter os seus contatos atualizados.
  4.  Chegar sempre adiantado nos eventos para adiantar o serviço e não ter correria ou atraso.
  5.  Tratar o cliente e todos os convidados com muita gentileza e educação.
  6. Ser paciente e educado mesmo em uma situação delicada que possa envolver algum convidado que já tenha bebido demais.
  7. Ter sempre um cartão de visitas em mãos.
  8.  Sorrir sempre.
  9. Conhecer as receitas e instrumentos de trabalho.
  10. Nunca ter pressa de ir embora de um evento,  precisa combinar a carga horária com o cliente mas se isso ultrapassar não deixar o cliente na mão ou tentar renegociar durante o evento, isso  poderá gerar um clima desagradável.


É isso ai pessoal, espero ter ajudado.
Abração.

Visitem a nossa página no facebook e fiquem por dentro  das novidades do mundo dos drinks: https://www.facebook.com/executivodosdrinks

Segue o nosso site: http://executivodosdrinks.com/




Contato: 019-982280905
E-mail: denis.moraes@live.com